projetos da sala de leitura


Atividade de contação de histórias - Mãos à obra pessoal...



COMO INCENTIVAR OS ALUNOS A LER?
"As crianças e os jovens precisam,  de leitores experientes que os ajudem a desbravar o mundo dos livros, mesmo depois de já estarem familiarizados com nosso sistema de escrita. É possível fazer isso de diversas maneiras:
- Ler em voz alta histórias que os alunos sozinhos não conseguiriam.
- Selecionar e apresentar livros de qualidade, que possam lhes apresentar um mundo novo, novas emoções e conhecimento.
- Ajudá-los a interpretar o que está nas entrelinhas, mostrando o tesouro escondido. Bons livros dão margem a múltiplos significados, não tão explícitos para leitores pouco experientes ou com pouco conhecimento sobre seu autor, contexto histórico e vocabulário. Boa parte do prazer da leitura está em encontrar esse tesouro.
- Ser um desbravador do novo mundo, compartilhando livros que você mesmo gostou de ler e apresentar constantemente novos autores, gêneros, editoras e coleções, a fim de abrir passagem para que o caminho depois possa ser atravessado pelos alunos de forma mais autônoma.
- Apoiar os alunos na dificuldade em achar tempo para ler e conversar sobre o assunto, buscando soluções.
- Incentivar os alunos para que sejam corajosos, porque é preciso de coragem para enfrentar alguns livros, seja pela densidade do enredo, seja pela complexidade da forma.
Esses são alguns caminhos para despertar o interesse dos alunos pela leitura".
Retirado da Revista Nova Escola.



PROJETOS DA SALA DE LEITURA DO PERÍODO DA MANHÃ

PROFª SHEILA DAMAZIO


LIVRO: "OS BICHOS QUE TIVE"
SILVIA ORTHOF


















A aluna campeã de leitura no primeiro semestre de 2013.
Riqueli Maria Pereira da Silva.
1º B  
Depoimento da aluna.

Quando leio um livro fantasio as cenas dos capítulos vivendo cada personagem.Um livro é uma viagem, o seu passaporte é a imaginação, suas malas são seus conhecimentos e seu destino é ir sem passaporte para voltar.
Através da leitura passei a melhorar minha escrita, ter mais facilidade para escrever e  ter milhões de imaginações.O que me faz ler um livro é saber que estou abrindo as portas para novos conhecimentos, e sentir as emoções da história e tentar imaginar o que vai acontecer.
Sempre fui interessada em livros e o que me faz feliz é saber que fiz com outras pessoas também se interessasse,pois mais pessoas precisam descobrir a maravilha e o encanto de um livro.
Livros lidos pela aluna.
M ou N?  AGATHA CHRISTIE.
O Homem do Terno Marron ; AGATHA CHRISTIE
Dom Casmurro; MACHADO DE ASSIS
Corrida pela Herança; SIDNEY SHELDON
Triste Fim de Policarpo Quaresma; LIMA BARRETO.


Estes são alguns projetos realizados pela nossa sala de leitura:

Profª Silvia Helena - período da tarde

Nossos alunos na sala de leitura realizando a leitura do projeto do livro "Operação Risoto"






O projeto "Operação Risoto" foi desenvolvido na sala de leitura, participaram 23 alunos dos 7ºs anos do Ensino Fundamental do período da tarde. 

"O livro foi lido por mim e pelos alunos em roda de leitura. Após a leitura, os alunos recontam a história, fazem uma Ficha de Leitura e uma ilustração do livro ou da história lida. Nosso objetivo, através de rodas de leitura e contextos agradáveis, é sempre estimular o hábito da leitura".







LER É BOM DEMAIS!

Os alunos dos 6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental - período da tarde - estiveram na sala de leitura escolheram livros para lerem em casa. Uns contaram, com prazer, as histórias lidas, outros escreveram o que acharam do livro e chegaram até a fazer uma ilustração da história! 
"A ideia é, por meio de textos agradáveis, criar o prazer da leitura, de forma que o livro faça parte da vida do aluno, não só durante as aulas e o gosto pela leitura está vindo pelos pais e familiares. Acreditamos no poder da leitura, que construirá em cada um desses futuros leitores, a consciência de que o conhecimento será um poderoso aliado na sua formação de indivíduo e cidadão." 



















Projeto "Os bichos que tive" (memórias zoológicas), foi realizado desde o início do ano até setembro, envolvendo alunos dos 7ºs anos.

"Foi envolvente e prazeroso o trabalho com este livro"








Trabalho de aluno a partir da leitura do livro "O feitiço do sapo"









LEITORES CAMPEÕES: 

O 6º ano B do período da tarde foram os leitores que mais se destacaram nos Empréstimos de Livros da sala de leitura, com média semestral de 9 livros lidos. 




PROJETO - ALFABETIZAÇÃO - PROFª SILVIA E PROFª MARJORIE


Recebemos, no início do ano, alunos com defasagem de aprendizagem. Fazemos uma avaliação diagnóstica básica, para iniciar o trabalho. As dificuldades encontradas entre os alunos são diversas: bloqueios para escrever, expressar suas emoções e falar. Estes bloqueios dificultam a leitura, a interpretação e a escrita, consequentemente.

Neste contexto, nós trabalhamos criando mecanismos para o enfrentamento das dificuldades apresentadas pelos alunos. Na sala de leitura, na sala de alfabetização, ou até mesmo na sala de aula, junto  do professor da sala, realizamos atividades diferenciadas com os alunos, com a finalidade de incluí-los no mundo das letras, igualando-os aos colegas.

Nossa satisfação é grande, pois percebemos que, a cada dia que passa, nossos alunos vêm apresentando avanço na oralidade e na escrita. Um exemplo do avanço é o caso do aluno do 6º ano D, conforme atividade abaixo.






Outra atividade que trabalhamos frequentemente é o Ditado de palavras: cada aluno da sala de alfabetização escolheu uma ou duas palavras para que depois todos escrevessem no caderno.
O objetivo desta atividade era escrever com letra cursiva.




O aluno da atividade acima já escreve a data e o nome completo com letra cursiva.




O aluno, agora já consegue ler, interpretar (texto: "A foca") e reescrever o texto com letra cursiva.






"A alfabetização de uma criança é fundamental para toda a vida"

14 de novembro Dia Nacional da Alfabetização.


TRABALHO DA SALA DE LEITURA: 

10 BENEFÍCIOS DOS LIVROS EM SUA VIDA

PROFª SILVIA - PERÍODO DA TARDE

O trabalho foi realizado da seguinte forma: os alunos do 7º ano D , período da tarde, fizeram uma roda de conversa, conversamos sobre o que o hábito de ler tem a ver com a ideia de liberdade. Em seguida foi apresentado a relação dos "10 benefícios dos livros em sua vida".

1-A leitura estimula a memória expandindo a capacidade de nossa mente.
2-A leitura é combustível inesgotável para a imaginação.
3-A leitura nos dá as palavras, instrumentos para expressar nossos sentimentos.
4-A leitura nos aproxima da compreensão de mundo e do autoconhecimento.
5-Ao ler nos deparamos com aquilo que pensamos e com as nossas crenças.
6-É possível "experimentar" com a leitura sem de fato experimentar fisicamente.
7-O ato de ler naturalmente leva a escrever e amplia nossa capacidade para escutar.
8-A leitura constrói sonhos e nos empurra à realização dos mesmos.
9-A leitura desconhece a solidão e nos permite estar sempre acompanhados.
10-Ler eleva a autoestima.

"Conversei sobre cada benefício da leitura, pedi que comentassem sobre eles, buscando associá-los a outras ideias de liberdade e autonomia. Depois desta conversa, divididos em grupos, os alunos procuraram imagens que se relacionassem com as frases para confeccionar cartazes."














Os livros fazem parte de nossas vidas. Com eles aprende-se cultura, exercita-se a imaginação e expande-se o vocabulário.

A sala de leitura na nossa escola visa estimular a prática da leitura e o desenvolvimento de atividades de escrita e oralidade.

O livro mais lido pelos alunos do período da tarde, principalmente os  6ºs anos do Ensino Fundamental, foi o "Manual Prático de Bruxarias em 11 lições" . Autor: Malcom Bird.





Sinopse do livro: Piadas, receitas culinárias, dicas de costura, de jardinagem...fazem este manual arrepiar e matar de rir qualquer aprendiz de feiticeiro.
As bruxas que aparecem neste livro são boazinhas e muito divertidas.

ILUSTRAÇÕES DOS LIVROS LIDOS PELOS ALUNOS DOS 6ºs E 7ºs ANOS DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE/2013



































.....................












Nenhum comentário:

Postar um comentário