terça-feira, 29 de abril de 2014

PROJETOS PROEMI 2014 ENSINO MÉDIO

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA ONTEM E HOJE - PROFs. JOSÉ (HISTÓRIA) E DEBORA (ARTE)

OBJETIVO: Introduzir a história do negro no Brasil, fazendo com que os alunos valorizem a cultura e os costumes trazidos da África. Despertar nos alunos a atenção para a diversidade da raça humana. Entender tanto as dificuldades históricas impostas pelo período escravagista no Brasil, quanto as contribuições dos povos afrodescendentes para a riqueza cultural do país.
DESENVOLVIMENTO: Leitura feita pela professora de arte, Debora, do livro Clara dos Anjos, em quadrinhos. A partir da leitura o professor José de História iniciou uma sequencia de aulas. com leitura e interpretação de textos sobre o assunto, pesquisas e rodas de conversa.








PROJETO: LIVRO "O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA" AUTOR JOSÉ SARAMAGO - PROFESSORA MARLENE - SOCIOLOGIA

OBJETIVO: Formação de leitores autônomos, desenvolver o gosto pela leitura,a a concentração, melhorando em todas as áreas do conhecimento. Fazer diversas formas de leitura, em sala de aula e fora da escola, rodas de conversa, reescrita, ilustrações, ficha de leitura, estudo e pesquisas de obras lidas, autores e gêneros literários.

DESENVOLVIMENTO:leitura compartilhada do livro na sala de aula, conversa sobre o que os alunos sabem sobre o autor, pesquisa na internet, conversas sobre o universo.

PROJETO LIVRO METAMORFOSES Cia das Letras- PROF. BENIGNA

O livro é uma antologia de uma espécie de jogo literário - como bem definiu sua organizadora, Heloisa Prieto -. do qual participaram quatro escritores de renome: Ana Miranda, Ricardo Azevedo, Angela Lago e Heloisa Seixas. Prieto sugeriu aos convidados a leitura de dois textos sobre o tema transmutação - um trecho das Metamorfoses de Ovídio, obra escrita  numa época em que  a narrativa se reportava a um tempo e espaço mágicos, nos quais cada ser continha a possibilidade secreta da transformação; e o primeiro capítulo da Metamorfose de Kafka, considerada por muitos a metáfora mais perfeita da condição do homem contemporâneo. A partir dessa leitura, eles criaram seus próprios contos. Os resultados foram textos tão díspares quanto nossos universos pessoais. Ora mais próximos de um diálogo com a literatura clássica, ora inspirados nos textos da modernidade, eles falam de uma indiazinha que, de certa maneira, vira pássaro; de alguém que resolve se enterrar vivo, optando por afundar em seu próprio abismo; da solidão de uma viúva mineira e sua paixão por gatos vira-latas, aparentemente inocentes; e até de Raul Seixas. Os contos são ilustrados e vêm acompanhados pelos dois textos que lhes serviram de inspiração.

A proposta é a utilização da estratégia de "antecipação de leitura" trabalhando os contos fragmentados para desenvolver a criatividade dos alunos.

PROJETO LIVRO: "CONTOS E LENDAS AFRO-BRASILEIROS - A CRIAÇÃO DO  MUNDO PROF. MARIZE

OBJETIVO: Ampliar o repertório literário; Favorecer a troca de experiências de leitura; Fazer com que os estudantes observem características dos contos lidos por eles, ouvidos na leitura do professor e comentados pelos colegas.

DESENVOLVIMENTO: rodas de leitura, leitura compartilhada, conversas e pesquisas sobre os assuntos dos contos, trabalho com o gênero.

PROJETO LIVRO "FRANKESTEIN - AUTOR MARY SHELLEY - PROF. BENIGNA

OBJETIVOS: estimular o gosto pela leitura, desenvolver a competência leitora, desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação a criatividade e o senso crítico; estabelecer relações entre o lido e o vivido ou conhecido (conhecimento do mundo), conhecer as características do gênero, conhecer as características básicas de uma narrativa.
DESENVOLVIMENTO: leitura do livro, sensibilização sobre as características da narrativa escrita em primeira pessoa, questionar os alunos sobre o tipo de narrador de história, propor uma reflexão sobre as características dessa narração e as sensações provocadas pela leitura da história, discutir com os alunos a escolha dessa estrutura narrativa numa obra de terror e mistérios, propor a elaboração de uma redação escrita a 1ª pessoa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário